Educação

Pave UFPel tem 8,4 mil participantes este ano

Neste domingo foram realizadas as etapas 2 e 3 e reuniu mais da metade dos estudantes do Ensino Médio

(Foto: Carlos Queiroz) - Neste domingo realizaram as provas alunos do 2º e 3º Ensino Médio, que corresponde a mais da metade dos inscritos

Por Cíntia Piegas
[email protected]

O final de semana foi reservado para que 8,4 mil estudantes do Ensino Médio se dedicassem às provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave), processo seletivo seriado, que possibilita o ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No certame, 3.874 alunos do 1º ano do Ensino Médio realizaram a prova no sábado, que corresponde à primeira etapa do processo. Ontem foi a vez de 2.826 candidatos do 2º ano e de 1,7 mil alunos do 3º ano do E.M testarem seus conhecimentos. Além do Programa, a outra principal forma de ingresso na UFPel é o Sistema de Seleção Unificado (SiSU), pela nota no ENEM, realizado em novembro.

A UFPel disponibiliza 20% das 4,5 mil vagas ofertadas nos cursos de graduação presenciais para serem preenchidas pelo PAVE. Dessas, 90% são destinadas a estudantes que realizam o Ensino Médio em escolas públicas, conforme o sistema de cotas. "O Pave apresentou crescimento em número de inscritos, atingindo seu ápice em 2019. A edição 2022 é a segunda maior, com um significado especial de superação das dificuldades enfrentadas no período de pandemia. Temos trabalhado junto às escolas da 5ª CRE para divulgar as formas de ingresso e os cursos, voltamos a realizar a Mostra de Cursos, no formato presencial", contou a coordenadora do Pave, Laís Basso.

Ela conta que essas ações são importantes para ampliar a representatividade da sociedade na UFPel, e ter diferentes escolas de Pelotas e da região, que irão contribuir com a formação profissional qualificada e com o desenvolvimento local e global. "Trabalhamos para a qualificar o perfil do ingresso, em termos formativos, a partir de provas que privilegiam a contextualização e a interdisciplinaridade, com temas regionais e de relevância social". Para Laís, a expectativa é que o Pave 2023 seja o maior da história, com políticas de ingresso cada vez mais comprometidas com a diversidade social e com a qualidade educacional. O Programa proporciona aos candidatos condições para, num período de três anos, corrigir falhas individuais no processo de aprendizagem, sendo que o processo considera a nota cumulativa das três avaliações.

A primeira etapa tem peso de aproximadamente 17% da nota final. A segunda etapa, peso de aproximadamente 33% da nota final e, a com peso maior, a terceira etapa tem aproximadamente 50% da nota final. Os candidatos serão classificados segundo a pontuação obtida ao final das três etapas.

Ansiedade
Lourene La Piesch Oliveira 17, chegou 20 minutos antes de fechar os portões no Instituto de Educação Assis Brasil. Ela é estudante do 2º ano do Ensino Médio da escola Joaquim Duval, mas já está de olho no futuro, que inclui a Psicologia como formação. "Eu estudei bastante, mas temo fazer pontuação baixa por causa do nervosismo", admitiu. Quem garantiu que estava calmo foi o casal Isabel e Michelângelo Vighi e o motivo é a confiança na filha Manuela, 16. A jovem estudante do Monsenhor Queiroz, quer cursar Direito e disse que estudou bastante durante todo ano. Para não ficar ansiosos, os pais preferiram passear durante o período da prova e, dessa forma, tranquilizar a estudante.

Quem não deu sorte foi um estudante de São Lourenço do Sul. A reportagem apurou que o rapaz perdeu a carteira de identidade no dia e foi até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde esperou por uma hora, mas ninguém atendeu. A família tentou o registro online, mas o retorno da ocorrência é em 24 horas. Já a identidade digital não foi aceita, pois não podia usar celular. Conclusão, em meio a lágrimas e muita frustração, o estudante perdeu a chance de acumular pontos para ingressar na UFPel.

No Assis Brasil, dois candidatos chegaram um minutos depois dos portões fechados e não puderam entrar.

Oferta de vagas
As mais de 4,5 mil vagas ofertadas em quase cem cursos de graduação, estão distribuídas em 22 unidades acadêmicas: Centros, Escolas, Faculdades e Institutos, ou seja 66 Bacharelados, 21 Licenciaturas e seis Tecnólogos. A escolha do curso e cota foi realizada através da inscrição para a etapa 3.

O que é o sistema de cotas?
A UFPel destina 80% das vagas para ingresso pelo Sisu, sendo que 50% delas são pelo sistema de cotas. As outras 20% das vagas são para ingresso pelo Pave, com 90% por cotas. São vagas destinadas a alunos que estudaram todo o ensino médio em escola pública. Essas vagas variam de acordo com a condição do candidato no que diz respeito à situação socioeconômica (renda); autodeclaração étnico-racial; comprovada deficiência.

Resultado
As notas do Pave são divulgadas no site do Programa em período médio de um mês após a prova, podendo esse prazo variar de acordo com cada edição. A lista de aprovados na terceira etapa é prevista para sair a partir de 6 de fevereiro de 2023.

Desempenho
Os aprovados deverão aguardar o edital de matrícula, que é publicado pela Coordenação de Registros Acadêmicos, no site https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/editais/. Para consultar seu desempenho em cada Etapa do Pave basta acessar o seu Boletim de Desempenho em: https://wp.ufpel.edu.br/pave/boletins/.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas tem alta na taxa de transmissão da Covid-19 Anterior

Pelotas tem alta na taxa de transmissão da Covid-19

Zona Sul representada na Olimpíada das Apaes Próximo

Zona Sul representada na Olimpíada das Apaes

Deixe seu comentário